Minicursos (Bloco B)
Minicurso 3 - Princípios do Diagnóstico Microbiológico Laboratorial Profª. Dra. Simone Gonçalves dos Santos Dra. Luciana Carvalho 30 vagas Data: 19, 20, 21/10 (Manhã) Duração: 12 horas Pré-requisito: Microbiologia Ementa: Risco de exposição a material biológico para os profissionais da área da saúde e princípios gerais de Biossegurança. Patógenos de maior relevância, clínica e epidemiológica, associados à infecções hospitalares. Aspectos relevantes no atendimento, cadastro e preparo do paciente para a coleta microbiológica. Obtenção, transporte e conservação de espécimes clínicos destinados ao isolamento e identificação de microrganismos. Princípios, vantagens e desvantagens de métodos de colorações simples e diferenciais empregados na identificação presuntiva microbiana. Meios de cultura, ricos e seletivos, utilizados no isolamento de agentes bacterianos. Identificação microbiana utilizando-se métodos bioquímicos/fisiológicos convencionais e automatizados. Teste de suscetibilidade de bactérias a diferentes antimicrobianos: difusão em ágar e determinação das concentrações inibitórias mínimas. Métodos imunológicos e de genética molecular empregados no estudo de doenças infecciosas.
Minicurso 6 - Biologia e Sistemática de Anfíbios Neotropicais MSc. Diego José Santana - Doutorando em Zoologia 20 vagas Data: 19, 20 e 21/10 (Manhã) Duração: 12 horas Pré-requisito: Não Ementa: O mini curso aborda diversos elementos da biologia dos anfíbios. Contempla aspectos de biologia reprodutiva, sistemática e taxonomia, comunicação (bioacústica), ecologia comportamental, filogenia e história de vida de anura, gymnophiona e caudata. As aulas serão divididas em três etapas: 1-Introdução à Biologia dos Anfíbios :Quem são? Quantos são?, Onde vivem? Hábitos e Hábitats, Estudos com anfíbios neotropicais, Métodos de estudos com anfíbios 2-Filogenia e Sistemática: Relacionamento e grau evolutivo entre os grupos recentes, Revolução taxonômica e nomenclatural, Técnicas de identificação e taxonomia 3- Comunicação e Comportamento em Anuros: Comunicação acústica (vocalizações), Comunicação visual, Métodos de estudos OBS: - O minicurso conta com aula prática na Mata do Krambeck. - Para realizá-la é necessário que o participante assine um Termo de Compromisso. - A não realização da aula prática não acarretará em alterações na emissão de certificado sendo, portanto, de interesse do participante a realização ou não da aula.
Minicurso 7 - Fitoindicadores da Poluição: Bases Ecofisiológicas e Sua Aplicação Dr. Marco Antonio Oliva 30 vagas Data: 19, 20 e 21/10 (Manhã) Duração: 12 horas Pré-requisito: Não Ementa: Conceitos de estressores ambientais. Classificação e princípios fisiológicos. Bioindicadores de reação e acúmulo. Ecotoxicidade. Níveis de tolerância e mecanismos de desintoxicação. Biomarcadores ecológicos, fisiológicos, bioquímicos e moleculares. Metodologias não invasivas com ênfase em poluição atmosférica. Análise de risco ambiental. Fitorremediação.
Minicurso 10 - Fundamentos de Filogenia Molecular Noemi Mendes Fernandes(Mestranda em Zoologia) 30 vagas Data: 19, 20 e 21/10 (Manhã) Duração: 12 horas Pré-requisito: Não Ementa: Fundamentos de sistemática filogenética; Métodos para obtenção de seqüências nucleotídicas; busca de seqüências no GenBank e algorítmo BLASTN; alinhamento de seqüências e métodos de reconstrução filogenética: métodos baseados em distância, máxima parcimônia e probabilísticos (máxima verossimilhança e inferência bayesiana); medidas de suporte estatístico; Análise crítica dos métodos filogenéticos e suas aplicações. As aulas serão teórico-práticas com a utilização de computadores para busca de seqüências nucleotídicas via internet e execução dos programas de análise filogenética. |
Minicursos (Bloco A)
Minicurso 1 - Reprodução Humana Assistida(Teórico/Prático) MSc. Laila Rahme (UFMG) 20 vagas Data: 18/10 (Tarde/Noite) Duração: 6 horas Pré-requisito: Não Materiais necessários: - luva descartável -1 pipeta de vidro ou plástico graduada de 10ml Ementa: O curso visa estabelecer uma visão dos principais procedimentos que acontecem num laboratório de Reprodução Humana Assistida. Viabiliza a compreensão do funcionamento básico dos sistemas reprodutivos masculino e feminino, da fertilização natural e in vitro em humanos. Aborda os conhecimentos referentes à tecnologia empregada na realização dos procedimentos médicos, laboratoriais e diagnósticos do tratamento da infertilidade.
Minicurso 2 - Venenos e Toxinas de Origem Animal: Aspectos Bioquímicos e Potencial Biotecnológico(Teórico) Dr. Adriano M. C. Pimenta 25 vagas Data: 17/10 (Tarde/Noite) e 18/10 (Manhã/Noite) Duração: 12 horas Pré-requisito: Bioquímica básica Ementa: Uma importante vertente da pesquisa proteômica trata da busca de novas moléculas com potencial uso terapêutico escondidas em extratos naturais e secreções fisiológicas. A “corrida do ouro” para a descoberta de novas drogas destacou os venenos de origem animal como uma das mais promissoras fontes de compostos bioativos naturais. Estes venenos são constituídos de misturas moleculares complexas, principalmente proteínas e peptídeos, que se destinam a deturpar as funções vitais ou as reações normais, tais como fuga ou luta, do organismo infligido. Desta forma, os venenos e as toxinas dos animais foram selecionados ao longo de milhões de anos de evolução para atuarem de forma rápida e eficaz, tanto para a defesa quanto para a predação, o que contribuiu para a construção de um repertório maciço de moléculas com alvos específicos capazes de induzir respostas farmacológicas e imunológicas. Os componentes destes venenos atuam, portanto, de forma sinérgica e somatória em diversas frentes no organismo ferido, de canais iônicos presentes em tecidos excitáveis aos sistemas cardiovascular e respiratório, por exemplo. O mini-curso será focado nos aspectos bioquímicos e farmacológicos que sustentam a vasta possibilidade de utilização de toxinas oriundas de venenos animais na biotecnologia: 1) Histórico da Toxinologia no Brasil e no mundo; 2) Da função à estrutura – abordagem clássica 3) Da estrutura à função – novos desafios 4) Venenos e toxinas em diversos grupos filogenéticos 5) Principais famílias de toxinas e efeitos farmacológicos 6) Modificações estruturais para otimização processos biotecnológicos
Minicurso 4 - Vacinas Dr. Leandro Licursi 20 vagas Data: 17/10 (Tarde/Noite) e 18/10 (Manhã/Noite) Duração: 12 horas Pré-requisito: Não Ementa:
- História das vacinas
Minicurso 5 - Categorias de Marcadores Moleculares e seu Emprego em Genética na Conservação e Melhoramento Prof. Dr Antonio C. Oliveira (UESB, Bahia)
Joadson Dutra de Souza (Mestrando em Genética, Biodiversidade e 30 vagas Data: 17/10 (Tarde) e 18/10 (Manhã) Duração: 6 horas Pré-requisito: Princípios de Genética, Genética Molecular e Biologia Celular Ementa: Marcador genético morfológico e molecular. Polimorfismo genético em proteínas e ácidos nucléicos. Marcadores moleculares baseados em polimorfismo de proteína. Marcadores moleculares baseados em polimorfismo de restrição de DNA. Marcadores moleculares baseados em polimorfismo de amplificação de DNA. Marcadores moleculares não arbitrários. Marcadores moleculares baseados em hibridizações em microarray. Aplicações de marcadores moleculares em genética na conservação. Aplicações de marcadores moleculares em genética no melhoramento.
Minicurso 8 - Introdução à Florística e Fitossociologia Eliana Ramos 30 vagas Data: 18 e 19/10 Duração: 12 horas Pré-requisito: Não Ementa:
Minicurso 9 - Neurociências: Uma Visão Para Biólogos Philipe Ribeiro Furtado de Mendonça(Mestrando em Neurologia e Neurociências) Chrystian Junqueira Alves 30 vagas Data: 17/10 (Tarde/Noite) e 18/10 (Manhã/Noite) Duração: 12 horas Pré-requisito: Biologia Celular Ementa: O presente mini curso visa apresentar a crescente área da neurociência para profissionais ligados às ciências biológicas. Pretendemos introduzir aos alunos eventos históricos, conceitos, técnicas e os atuais debates e fronteiras emergentes da área, tendo como principal foco demonstrar a importância da participação de biólogos e outros profissionais relacionados neste cenário. O curso dará enfoque na biologia celular, molecular e eletrofisiologia do sistema nervoso. Tópicos a serem abordados: - A história da neurociência - Tópicos emergentes na neurociência - Atuais técnicas experimentais para estudo em neurociências - Perspectivas para profissionais ligados à biologia na neurociência
Minicurso 11 - Biologia Celular e Engenharia de Tecidos Juliana Carvalho, Carolina Reis, Silviene Novikoff 30 vagas Data: 19, 20 e 21/10 (Manhã) Duração: 12 horas Pré-requisito: Não Ementa: Introdução sobre a Engenharia de Tecidos com enfoque na Engenharia de materiais (histórico dos biomateriais/relevância. Descrever os tipos de biomaterial e suas aplicações, propriedades importantes dos biomateriais, etc); Introdução ao cultivo celular e sua importância da engenheria de tecidos. Enfoque às células usadas em associação aos biomateriais; Introdução sobre as células-tronco; Aspectos de Biologia celular relevantes à Engenharia de Tecidos (capacidade de adesão, diferenciação, imunogenicidade, tumorigenese, ensaios para avaliação do constructos); Estado da arte da Engenharia de Tecidos (biorreatores, cultivo tridimensional, ensaios clínicos).
Minicurso 12 - Primatologia - O que, por que, onde, como? MSc. Cristiane Hollanda Rangel 20 vagas Data: 17/10 (Tarde/Noite) e 18/10 (Manhã/Noite) Duração: 12 horas Pré-requisito: Não Ementa:
- O que é a Primatologia, o que se estuda e porque OBS: - O minicurso conta com aula prática na Mata do Krambeck. - Para realizá-la é necessário que o participante assine um Termo de Compromisso. - A não realização da aula prática não acarretará em alterações na emissão de certificado sendo, portanto, de interesse do participante a realização ou não da aula. |
Contato
Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário - Instituto de Ciências Biológicas
Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
sembioufjf@yahoo.com.br